Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19

Atualização das medidas do plano de desconfinamento

O Governo anuncia, esta quinta-feira, as medidas a aplicar no âmbito do plano de desconfinamento, após reunião do Conselho de Ministros.

A incidência está nos 54,4 casos a 14 dias por cem mil habitantes. Desta forma, o risco de transmissibilidade Rt está no valor de 1,07. Mariana Silva afirma que com isto, Portugal está “numa zona onde o risco é claramente mais significativo do que há duas semanas”.

Os concelhos de Arganil e Golegã recuam, Montalegre e Odemira ficam igual e Lamego avança para a fase onde se encontra a generalidade do país desde 3 de maio. Assim, Arganil passa para a fase de 5 de abril; Golegã para a fase de 19 de abril, onde também estão Montalegre e Odemira. Lisboa entra para a lista de concelhos em situação de alerta, assim como Tavira, Vila do Bispo, Vila Nova de Paiva, Chamusca, Salvaterra de Magos e Vale de Cambra.

Em relação às alterações aos parâmetros da matriz de risco, a ministra remeteu a decisão para depois da reunião a realizar sexta-feira com especialistas no Infarmed.

Em relação à final da Liga dos Campeões e ao aumento de cidadãos britânicos na cidade do Porto, no âmbito da final da Liga dos Campeões, além dos 12 mil adeptos que estão autorizados a entrar no Estádio do Dragão no sábado, Mariana Vieira da Silva lembrou que, quando foi autorizada a entrada de público, “não havia liberdade de viagens entre o Reino Unido e Portugal”. A ministra adiantou ainda que  “as regras não mudaram” e continua a estar autorizada apenas a entrada de seis mil adeptos de cada equipa (Manchester City e Chelsea), que chegarão à cidade no dia do jogo em voos “charter”.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial