Plataforma de Comunicação Digital

Agenda Cultural

A cultura na cidade do Porto

O Cartaz Cultural da cidade do Porto está de regresso para mais uma semana recheada de eventos, que se inicia com:

  • Dia 27 de outubro tem “Fernando Rocha e Sofia Bernardo” pelas 21 horas no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota. Este evento tem um valor de 10 euros.

Mais um evento no âmbito da Comedy Club que decorreu ao longo de todo o mês de outubro no Pavilhão Rosa Mota e que abre o nosso Cartaz Cultural desta semana com um evento de comédia a marcar a primeira noite desta semana cultural.

  • De 28 a 30 de outubro “Womex 21 – Wordlwide/ Music/ Expo” a acontecer em três salas diferentes da cidade do Porto: Teatro Municipal do Porto, Teatro Nacional São João e Coliseu do Porto. No Rivoli este evento acontece pelas 21h45, 23h15 e 00h45 ao longo de todos os dias e tem um valor de 30 euros. Já no Coliseu do Porto o horário é exatamente o mesmo, mas com um valor de 35 euros.

Com mais de 26 anos de história, o Womex é um dos mais importantes eventos musicais por profissionais da indústria da música. O Porto será um palco para todo o mundo, acolhendo um evento pensado para networking de profissionais com concertos, uma feira, um ciclo de conferências, filmes e uma cerimónia de atribuição de prémios que anualmente distingue alguns dos maiores nomes da música global.

  • Dia 28 de outubro “Artist Talk com o Grupo Vão e Rita Aquino” pelas 18 horas e com entrada gratuita no Rivoli. A sua transmissão será feita online, através do facebook do Teatro.

Como convidado principal surge o Grupo Vão que, por sua vez, convidaram Rita Aquino. Estes vão produzir uma conversa sobre o corpo de trabalho do coletivo composto pelas artistas Isis Andreatto, Julia Viana, Juliana Melhado e Patrícia Árabe. A sua prática de autogestão, criação e atuação política estará aqui em análise também.

  • De 28 a 30 de outubro “Matthew Steinke/ Sonoscopia – Artificialia”.  Este evento acontece no auditório do Campo Alegre pelas 19h30 até às 21h30 do dia 28 e pelas 18h até às 19h10 do dia 30. Cada sessão acontece de 25 em 25 minutos e o seu preço varia entre os 7 e os 14 euros.

Artificialia é um estranho mundo de artefactos sónicos colecionados pela Sonoscopia e pelo construtor de autómatos musicais pelo ameriacno Matthew Steinke. Num percurso com várias paragens para descobertas insólitas, encontram-se as mais bizarras, intrigantes e fascinantes sons e instrumentos musicais oriundos de um passado e um futuro inexistente. Artificialia projeta-nos para um universo paralelo em que o som imaginário se materializa para as mais inesperadas formas.

  • Ainda no dia 28 de outubro “Temos de marcar um café” pelas 21h30 no Teatro Sá da Bandeira. O seu valor é de 10 euros e está classificado para maiores de 16 anos.

“Temos de marcar um café” é a desculpa perfeita que João Dantas, Rúben Branco e Joel Ricardo Santos encontraram para poderem deixar aa famílias em casa e irem para a estrada juntos, sempre com responsabilidades porque isto é trabalho e para se poderem embebedar depois do espetáculo sem ninguém saber.

  • “The Happy Mess – Jardim da Parada” estará pelas 21h30 na Casa da Música no dia 28 de outubro. O seu preço é de 12 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

“The Happy Mess” estão de volta com mais um disco que celebra 10 anos de canções. No primeiro trabalho inteiramente em português, a pop elegante e perversa da banda lisboeta traz colaborações com nomes muito conhecidos como Rui Reininho, Capicua, José Luís Peixoto, Regina Guimarães, Alexandre Santos, entre outros nomes.

  • O dia 28 de outubro reserva, ainda, algumas estreias nos cinemas. A começar por “A Família Addams 2” A arrepiante família favorita de todos está de volta na sequela da comédia de animação. Nesta nova história, encontramos Morticia e Gomez desgostosos por verem os filhos a crescer, a faltar a jantares de família e totalmente absorvidos pelo “poder dos telemóveis”. De forma a recuperarem a harmonia familiar, decidem juntar todo o grupo na sua caravana assombrada e fazem-se à estrada para umas últimas “miseráveis” férias em família. Esta atribulada aventura, que percorre toda a América, vai retirá-los do seu ambiente habitual e levá-los a hilariantes encontros com o icónico primo, It, e com novas e inúmeras personagens loucas;

A noite Passada em Soho”, O novo e brilhante thriller psicológico de Edgar Wright sobre uma jovem rapariga, apaixonada por design de moda, que misteriosamente consegue entrar na década de 1960 onde encontra o seu ídolo, uma deslumbrante aspirante a cantora. Mas a Londres dos anos 60 não é o que parece, e o tempo parece desmoronar-se à sua frente com consequências sombrias”;

“O último Duelo” – um emocionante conto de traição e vingança contra a brutalidade e a opressão feminina da França do século XIV. O filme é um épico histórico baseado em eventos reais retratados em “O Último Duelo: Uma História Verdadeira de Crime, Escândalo e Julgamento por Combate na França Medieval”.

“A Maldição de Mercy Black” Marina Hess é enviada para uma instituição após esfaquear a sua colega de turma, na tentativa de invocar um espírito maligno chamado Mercy Black. Quinze anos depois, ela é libertada dos cuidados psiquiátricos e está de volta a casa para viver com a sua irmã e o seu sobrinho. Nos anos que passaram desde o crime, o mito de Mercy Black tornou-se viral, inspirando rumores na internet, histórias e até mesmo réplicas. Marina está assombrada pelo que fez e pelo fantasma que imaginou. Embora ela prefira deixar o passado enterrado, o seu sobrinho, Bryce torna-se cada vez mais obcecado pelo fenómeno e para salvá-lo, Marina deve enfrentar o seu passado e descobrir a verdade por trás de Mercy Black;

“O meu ano com Salinger” Acabada de sair da faculdade, Joanna decide deixar a sua terra-natal e ir para a cidade de Nova Iorque para realizar o seu sonho de trabalhar numa editora literária. O que inicialmente seria apenas trabalho administrativo transforma-se num trabalho de assistente do mais desejado e reconhecido autor, J.D. Salinge;

“Terra Nova – O filme” Terra Nova é baseado na obra “O Lugre” de Bernardo Santareno, e conta a história do bacalhoeiro Terra Nova, quando num mau ano de pesca, o Capitão decide arriscar numa rota nunca antes navegada até à Gronelândia. Enquanto a tripulação luta contra tempestades e o frio do Atlântico Norte, seguimos o drama de Albino, um pescador que caiu em desgraça após um naufrágio, e é agora considerado “má-sorte” para os lugres onde embarca. Albino tenta proteger Miguel, um jovem órfão que o admira, apesar do antagonismo de alguns pescadores. Com as dificuldades crescentes da viagem, o conflito intensifica-se e Albino receia que se o mar não o matar, talvez um deles o faça, se ele não os matar primeiro. Apesar do Capitão liderar o navio com pulso de ferro, não consegue evitar um motim que compromete o objetivo da viagem.

“Uma Paixão Simples” é uma história de paixão, obsessão e dependência de uma professora universitária e um diplomata russo.

  • 29 e 30 de outubro “Grupo Vão” com “Fim” pelas 21 horas na Sala-Estúdio do Campo Alegre. Este evento tem um valor que varia entre os 7 e os 14 euros e está classificado para maiores de 16 anos.

Criada em 2018 a peça “FIM” é uma experiência de solidão compartilhada. De olhos fechados, cinco performers habitam a escuridão com o público. Estar em FIM é ver sem perceber, é ativar as alianças além do que a visão pode captar.

  • Dia 29 e 30 também “Carlos Azeredo Mesquita” estará pelas 19h30 no Café Teatro do Campo Alegre. O seu preço varia, também, entre os 7 e os 14 euros e está classificado para maiores de 16 anos.

Em “Uber Alles” explora-se a natureza banal e universal do nacionalismo moderno infiltrado no nosso quotidiano sob a forma de pequenos símbolos e hábitos de linguagem. Tendo como base os hinos nacionais, quem assistir a este evento vai explorar a história, os elementos da iconografia e da sociologia destas canções. Refletimos sobre o papel que estas canções têm na construção da mitologia da nação e nas dinâmicas de inclusão e exclusão associadas a esse processo.

  • De 29 a 30 de outubro ainda “Cordyceps” estará no Teatro Carlos Alberto pelas 19 horas, com um valor de 10 euros e uma classificação para maiores de 12 anos.

A memória e a democracia são assuntos que têm movido os criadores Eduardo Molina, João Pedro Leal e Marco Mendonça. Neste evento, estamos no último dia da democracia e este é o último espetáculo a ser visto em liberdade, com uma analogia feita aos dias que vivemos.

  • No dia 30 de outubro pode assistir a “Stand up Comedy” pelas 22 horas no Teatro Sá da Bandeira por um valor de 10 euros. A sua classificação é para maiores de 16 anos.

Este é o primeiro de muitos solos de José Peseiro Mocinho, mais conhecido antes do confinamento por “O Mocinho”. É o caso para desconfi(n)ar através de abordagens de temas quentes, alegrias e tristezas de amigos e outras gentes.

  • Dia 30 de outubro ainda pode assistir a um concerto da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música com “Música para a Cidade Eterna” na Casa da Música pelas 18 horas. O seu valor é de 10 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Um diálogo entre duas abordagens muito diferentes de composições italianas do século XX.

  • Passando para o dia 31 de outubro “Therapy Sessions com Halloween Porto” pelas 23h50 no Hard Club. Este evento tem um valor de 12,50 euros e está classificado para maiores de 16 anos.

Dia 31 de outubro, o dia das bruxas, volta a abrir as portas a clínica mais distorcida do Porto para a mítica Therapy Sessions Halloween.

  • “Balthazar” estará no dia 31 de outubro pelas 21 horas no Hard Club. O seu preço é de 24 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

A banda belga apresenta o seu mais recente trabalho “Send”.

  • Também no dia 31 de outubro “Clubedo – Sketch Route Porta Jazz” pelas 19 horas na Sala M.Ou.Co. O seu preço é de 5 euros.

Este é um projeto liderado pelo saxofonista Rafael Gomes. Teve origem nos anos académicos do seu líder e dos restantes intervenientes, acompanhando os seus percursos até aos dias de hoje.

  • Ainda no dia 31 de outubro “Neopop presents Halloween” pelas 22 horas no Super Bock Arena. O seu valor varia entre os 15 e os 75 euros.

20 meses depois o Neopop celebra o seu regresso a cena com um evento especial de Halloween no Super Bock Arena, numa celebração que tem Solomun como convidado de honra.

  • Também dia 31 de outubro “Musa” estará pelas 10h30 e 15 horas na Casa da Música. O seu preço é de 10 euros (criança e adulto) e de 7,50 euros (segundo acompanhante).

O universo poético de Sophia de Mello Breyner e as referências que nele encontramos como o mar, a cidade, o campo ou o tempo são o tapete voador para os bebés partirem à descoberta da música. Como uma folha em branco dirige as palavras ao poema, jogamos com os pequenos companheiros ao som das coisas para aprendermos a nadar no mar do silêncio.

  • Ainda no dia 31 de outubro a “Banda Sinfónica Portuguesa” vai proporcionar aos portuenses um início de tarde diferente. A acontecer pelas 12 horas, com um preço de 10 euros e uma classificação para maiores de 6 anos, a Banda Sinfónica Portuguesa faz já este concurso há oito anos. As obras finalistas vão ser apresentadas neste concerto.
  • Já a terminar o dia 31 de outubro “Bach Imortal – Coro Casa da Música” pelas 18 horas na Casa da Música. O seu valor é de 10 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

O Coro da Casa da Música vai prestar uma homenagem a Bach interpretando obras que transmitem profundidades incomparáveis da sua música.

  • Durante todo o mês de novembro (1 a 30 de novembro) “Oficinas para escolas com Joana Gama” estará no Rivoli. Com a possibilidade de existir uma turma por sessão e destinado a crianças a partir dos 4 anos, vários são os trabalhos e as experiencias que aqui serão vividas.

Estas oficinas surgem como complemento do espetáculo “As árvores não têm pernas para andar”, onde a pianista Joana Gama fará uma oficina nas escolas que vão assistir aos espetáculos.

  • Dia 1 e 2 de novembro “Os figos são para quem passa” está no Coliseu do Porto pelas 10h30 do dia 1 e pelas 10h30 e 16 horas do dia 2. Este evento tem um valor de 5 euros e está classificado para maiores de 3 anos.

Esta é a história de um urso que no principio do mundo, no tempo em que todos caminham sem levar nada consigo, ele decide esperar que os frutos da figueira amadureçam e fiquem prontos para comer. Esta é uma leitura encenada por Marta Bernandes do livro João Gomes Abreu e Bernardo Carvalho.

  • Também no dia 1 de novembro “O design inteligente da Jenny Chow” estará pelas 11h30 e 17 horas no Coliseu do Porto. O seu valor é de 5 euros e está classificado para maiores de 12 anos.

Este espetáculo retrata a vida de uma jovem de 22 anos com uma doença que passa o tempo no quarto a construir um humanoide à sua imagem. Os únicos contactos sociais que tem são com a sua família, com o rapaz que entrega pizzas e com 3 pessoas via internet. Entre outros temas, esta peça conta uma realidade que é a distância emocional entre pessoas que é mais facilmente ultrapassada através da tecnologia.

  • “Bailado para facas, talheres, motosserras e fantasmas” estará pelas 16 horas do dia 1 de novembro e pelas 11h30, 16 horas e 17 horas do dia 2 de novembro no Coliseu do Porto. Este evento tem um valor de 5 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Um ballet é feito a partir de sons, objetos do quotidiano e fantasmagorias de sons. Um ballet que une tanto o teatro como os contos infantis e a sua ilimitada capacidade de animar rudo o que rodeia as crianças.

  • Por fim, “Maria Sá Silva e Joana Valente” no âmbito dos prémios novos talentos Ageas estarão na Casa da Música pelas 19h30 do dia 2 de novembro. Este evento tem um valor de 6 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

O universo impressionista vive da relação entre a luz iluminadora, o objeto iluminado e o sujeito observador. Este concerto expõe a exploração dos planos de interseção entre as sonoridades da harpa a solo e do canto em duo com a harpa e as artes plásticas. 

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial