Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoMercado do Bolhão

Mercado do Bolhão reabre portas no final do 1º semestre

Antes com 132 espaços, o Bolhão vai passar a ter “um total de 129, com 81 bancas interiores, 10 restaurantes interiores e 38 lojas exteriores” no novo espaço renovado, avança a Câmara do Porto.

Em declarações por escrito à agência Lusa, a fonte oficial da Câmara Municipal do Porto revela que “A abertura do Mercado do Bolhão está prevista no final do primeiro semestre de 2022”. A autarquia explica ainda que “No novo projeto foi assegurada uma muito maior diversidade de oferta”.

Quando a Câmara do Porto foi questionada sobre o preço das rendas por metro quadrado (m2), esta assegurou que, além do prosseguimento dos comerciantes e inquilinos anteriores, “o mesmo valor das taxas de 5,91 euros para as bancas e fixou um valor mínimo de 8,88 euros/m2 para os restaurantes e para as lojas exteriores, caso tivessem um valor de renda inferior (e 3,86 euros/m2 para os pisos superiores)”.

Ainda estão 42 espaços por atribuir em concurso nos quais os valores são variáveis. A Câmara do Porto esclareceu que “os valores base dos concursos por metro quadrado correspondem a 16 euros nas bancas, 12 euros nos restaurantes e 21,74 euros ou 50 euros nas lojas, consoante o piso”. Não existem listas para o processo de atribuição dos espaços ainda não atribuídos.

De relembrar que, o fim da obra do mercado centenário estava previsto para dois anos depois (15 de maio de 2020), mas a pandemia da covid-19, entre outros problemas, vieram atrasar a reabertura. A empreitada de restauro e modernização do Mercado do Bolhão foi concedida a Alberto Couto Alves S.A e Lúcio da Silva Azevedo & Filhos S.A por mais de 22 milhões de euros, com um prazo de execução de 720 dias.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial