Plataforma de Comunicação Digital

Economia

Gasóleo sobe mais 4 cêntimos

Por outro lado, o preço da gasolina manteve-se.

Tendo em conta os dados do mercado, perspetiva-se que esta semana o preço do gasóleo registe “uma subida de quatro cêntimos por litro”, prevendo-se “a manutenção do preço por litro da gasolina”, referiu o Ministério das Finanças num comunicado divulgado na quinta-feira.

“Segundo dados de mercado, o preço do gasóleo deverá registar uma subida de quatro cêntimos por litro na próxima semana, prevendo-se a manutenção do preço por litro da gasolina”, referiu o Ministério liderado por Fernando Medina em comunicado.

Recorde-se que, como forma de mitigar a escalada dos preços dos combustíveis, o Governo decidiu criar um mecanismo de compensação através do qual as taxas do ISP são ajustadas em função do acréscimo da receita do IVA resultante da subida do preço de venda do litro de gasóleo e da gasolina.

A partir de maio, além deste mecanismo semanal, entrará em vigor uma nova medida através da qual as taxas do ISP sobre o litro de gasóleo e de gasolina são reduzidas num montante equivalente ao que resultaria da descida de 23% para 13% da taxa de IVA sobre os combustíveis.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial