As candidaturas ao curso “Desejos compulsivos: a extração de lítio, o crescimento ilimitado e a auto-otimização”, concebido e organizado pela arquiteta e investigadora Marina Otero Verzier, estão abertas, a partir de hoje e até dia 29 de abril.
O programa do curso está centrado no lítio e no seu múltiplo papel como estabilizador do humor e combustível na chamada transição para uma energia verde, propondo um entendimento alternativo das noções de energia.
Durante os cinco dias de encontro, os participantes terão a oportunidade de conhecer os planos em andamento para iniciar a extração de lítio no Norte de Portugal e as suas implicações na degradação de ecossistemas inteiros, através de visitas a minas e a banhos termais públicos de águas terapêuticas mineralizadas.
Ao longo desses dias entrarão em contacto com vários ativistas e representantes de movimentos nacionais e internacionais de contestação à extração mineira e defesa dos lugares — incluindo o “Movimento Não às Minas” de Montalegre, “Unidos em Defesa de Covas do Barroso” e “SOS Serra d’Arga” —, que irão relatar as suas lutas e experiências em disputas legais e ambientais e as suas formas de ação.
Em conjunto com convidados locais e estrangeiros, com trabalho em diferentes disciplinas — Marisol de la Cadena, Susana Caló, Rolando Humire, Anastasia Kubrak, Michael Marder e Godofredo Pereira —, o grupo envolver-se-á em práticas colaborativas e abertas.
As diferentes sessões de “Desejos Compulsivos” serão conduzidas em língua inglesa. Limitado a 30 participantes, as inscrições devem ser efetuadas, através do envio de um e-mail para plaka@agoraporto.pt, com as seguintes informações: nome, idade, profissão ou ocupação, número de telefone, carta de motivação e CV abreviado (até três mil caracteres, com espaços, em Inglês ou Português). A seleção dos participantes será feita pela organizadora do curso.
Inscrito no âmbito do programa municipal Colectivos Pláka, o curso terá lugar entre os dias 7 e 11 de maio, no Hotelier (R. de Anselmo Braancamp 324), tendo um custo de participação de 50 euros.
O programa completo do curso pode ser consultado no website da plataforma PLÁKA.