Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

BBC visitou a Invicta para conhecer as inovações tecnológicas da Águas e Energia do Porto

A emissora britânica BBC visitou a cidade do Porto para gravar um documentário sobre a ligação da água à tecnologia, centrado na plataforma digital usada nas Águas e Energia do Porto.

Durante três dias, a equipa da BBC StoryWorks realizou filmagens na empresa municipal, passando por alguns locais representativos da cidade ligados à gestão da água, tais como o Reservatório dos Congregados, a frente marítima e o novo Parque da Asprela. A nova sala de gestão das operações da empresa, um equipamento inaugurado antes da pandemia, foi um dos locais em destaque como centro nevrálgico onde toda esta tecnologia é controlada e monitorizada.

A BBC deu uma especial atenção à plataforma tecnológica de Gestão Integrada da Água do Ciclo Urbano da Água – H2Porto. Essa plataforma consiste num sistema de monitorização e controlo de todas as etapas do ciclo urbano da água no Município do Porto, como o abastecimento de água, a drenagem e tratamento de águas residuais, a drenagem de águas pluviais, ribeiras e praias. Tem vantagens como obter informação, detetar ocorrências anormais e fazer gestão remota em tempo real, nomeadamente a das próprias infraestruturas.

Através do sistema, o primeiro no país, toda a informação é recolhida para antecipar poluição e inundação, ao adaptar equipas e dimensionando redes.

O Digital Twin, ao integrar esta tecnologia, faculta todos os sistemas hídricos da cidade e incluem três modelos meteorológicos: modelos combinados de esgoto e tempestade para a frente marítima; estuário, área costeira e modelos de ondas; e modelos de previsão. Tecnologia que mostrou resultados imediatos.

Depois da implantação do sistema, as pausas no serviço de água da cidade diminuíram mais de 42% e as reparações de ruturas e ligações à rede registaram uma melhoria de 6% e 44,5%, respetivamente. A plataforma ajudou também a aumentar a precisão dos dados produzidos a partir das leituras dos sensores para quase 99%, permitindo a melhor tomada de decisão e um aumento na satisfação de funcionários e clientes.

A Águas e Energia do Porto é responsável pela gestão sustentável de todo o ciclo urbano da água na cidade invicta, integrando também a Energia de 2021. O convite para a presença da BBC passou pela Bentley Systems, líder mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas de design, construção e operações de infraestruturas. Assim, foi apresentada à Bentley Systems, a oportunidade de participar numa série de vídeos da emissora britânica sobre a evolução da tecnologia no setor da água e como esta está a ser usada para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, da sustentabilidade, da resiliência e da pegada de carbono.

Os vídeos documentais serão lançadoa na conferência World Water Congress da International Water Association, em setembro deste ano, em Copenhaga.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial