Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoFestas e Romarias

Abrem hoje as inscrições do concurso de montras de São João

Já se aproxima a data festiva do São João e a magia do comércio local. Assim, as inscrições para o concurso de montras de São João começam esta quarta-feira. A data limite é no dia 1 de junho, às 17 horas.

O concurso de montras de São João está de volta, promovido pelo Município do Porto para manter viva a tradição enraizada no património imaterial da cidade. As inscrições estão abertas entre os dias 18 de maio e as 17 horas do dia 1 de junho, para todos os comerciantes da Invicta, com estabelecimentos comerciais abertos ao público, com atividade em funcionamento, montras visíveis ao público e com porta aberta para a rua ou porta de acesso para a rua.

O júri do concurso vai avaliar as montras de acordo com critérios de originalidade e criatividade, integração do produto da loja no comércio, as cores, materiais utilizados e iluminação, e estética do conjunto.

As montras apresentadas devem expor uma imagem que enquadre os festejos populares de São João com os artigos ou produtos vendidos nesse estabelecimento. Também é um requisito que as montras estejam iluminadas e possam ser vistas pelo público, desde o dia 7 ao dia 25 de junho, das 10 às 19 horas, de segunda a sábado.

Este concurso incentiva o envolvimento dos empresários e comerciantes do comércio local e de rua numa tradição cultural da cidade, para dinamizar e revitalizar o comércio, através da promoção das manifestações artísticas e do estímulo do espírito criativo.

Este concurso antecipa três prémios monetários: 2.250 euros para o primeiro classificado, 1.750 euros para o segundo, e 1.250 para o terceiro. Sendo igualmente prevista a atribuição prémios do 4.º ao 10.º classificado, bem como o título simbólico de “Montra Amiga do Ambiente” à proposta que integre produtos que foram reutilizados e reaproveitados, decorrentes da própria atividade, bem como produtos que não prejudiquem o meio ambiente e que sejam reciclados.

Como em 2021, será realizada a votação para a “Montra Eleita pelo Público”. O voto pelos populares serão feitos através da leitura de um QR Code presente no identificativo de cada montra a concurso.

Para mais informações pode consultar o flyer e programa do concurso. Para quaisquer esclarecimentos podem ser obtidos através do telefone 222 097 106 ou do e-mail comercio@cm-porto.pt.

As inscrições são feitas de preferência através do formulário online no Portal do Munícipe, sendo também possível a entrega presencial no Gabinete de Munícipe (Praça do General Humberto Delgado, 266), mediante agendamento prévio através da linha Porto. 220 100 220. No caso de impossibilidade ou de dificuldade em submeter a candidatura pelos meios identificados anteriormente, deve enviar a mesma para o e-mail comercio@cm-porto.pt, indicando no assunto: Concurso “Montras de S. João”.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial