Altas temperaturas levam à ativação do Plano Municipal de Emergência

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Porto vai manter ativo até sexta-feira, dia 15 de julho, o Plano Municipal de Emergência, em virtude da declaração da situação de contingência para todo o território continental.

A declaração da situação de contingência implica o imediato acionamento de todos os planos de emergência e proteção civil nos diferentes níveis territoriais. Está igualmente prevista a elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP e o reforço do dispositivo dos corpos de Bombeiros.

A persistência de valores elevados e muito elevados da temperatura máxima já justificou, na semana passada, a implementação de avisos amarelo e laranja.

O cenário deverá repetir-se esta semana, com a Proteção Civil a aconselhar: evitar expor-se ao sol nas horas de maior calor (entre as 11 e as 17 horas); proteger a cabeça, usar óculos escuros e protetor solar de fator igual ou superior a 30; usar roupas leves de algodão e cores claras; prevenir a desidratação bebendo água ou sumos naturais frequentemente; incentivar os idosos e bebés a beber água com frequência; evitar bebidas alcoólicas, com cafeína ou gás ou elevado teor de açúcar; fazer refeições leves e frequentes; durante o dia manter as persianas fechadas e as janelas abertas para circular o ar; e evitar atividades que exijam muito esforço físico.

Notícias relacionadas