Plataforma de Comunicação Digital

Meteorologia

Perigo muito elevado e máximo para fogos no continente

16 dos 18 distritos de Portugal continental estão, hoje, em aviso vermelho, o mais grave, por causa da temperatura muito quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.

Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja vão estar até às 00h00 de Quinta-feira sob aviso vermelho devido à continuidade de valores extremamente altos da temperatura máxima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso vermelho corresponde a “uma situação meteorológica de risco extremo”.

Os distritos de Viana do Castelo e Faro escapam ao vermelho, mas estão sob aviso laranja e amarelo, até às 18h00 de Quinta-feira, também devido à manutenção de valores elevados da temperatura máxima.

Quase todos os concelhos dos 18 distritos de Portugal continental apresentam, hoje, um perigo máximo ou muito alto de incêndio rural.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Segundo o IPMA, desde 6 de Julho que se registam em Portugal continental valores muito elevados de temperatura máxima e mínima do ar. Na terça-feira foram observadas temperaturas superiores a 40°C em grande parte do território, em especial nas regiões norte e centro, situação que se irá repetir no dia de hoje, mantendo-se também nas regiões do interior na amanhã e Sexta-feira.

“Deste modo, prevê-se que os valores mais elevados de temperatura do ar possam ocorrer nos dias 13 ou 14 em alguns locais, em especial no Alentejo e Vale do Tejo, onde se poderão registar valores da ordem de 46°C, e no nordeste transmontano, com valores entre 40 e 44°C. Mantém-se a persistência da ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima acima de 20°C) na generalidade do território, pelo menos até à noite dos dias 14 para 15”, refere aquele organismo.

Devido a estas condições e à possibilidade de valores baixos de humidade relativa do ar, temporariamente inferiores a 20% em vastas áreas do interior, o perigo de incêndio rural apresentará as classes máximo e muito elevado em quase todo o interior norte e centro e no interior do Algarve até ao final da semana.

As temperaturas muito altas resultam da circulação de uma massa de ar muito quente e seca, com origem no norte de África, que irá continuar até Sexta-feira, com valores de temperatura acima ou muito acima da média.

Portugal continental está desde Segunda-feira em situação de contingência.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial