Plataforma de Comunicação Digital

Economia

Aumento do custo da energia faz mais de metade dos portugueses passar frio

No último inverno, 51,5% dos portugueses revelam ter passado mais frio devido ao aumento da conta energética. 61% afirmam ter-se habituado a passar frio “para não consumirem mais energia, uma vez que assumem não conseguir pagar a fatura”.

Os dados foram difundidos hoje, em comunicado, no Portal da Construção Sustentável (PCS), depois de um inquérito efectuado no seu site entre os dias 2 de Fevereiro e 12 de Março, contabilizando 1212 respostas.

Em comunicado, o PCS sublinhou que “os portugueses continuam a passar frio dentro de suas casas e admitem que este ano passaram ainda mais frio por não terem como fazer face ao aumento do custo de energia”. Tendo em conta os resultados do inquérito, 89% consideram morar numa habitação fria. 32% advogam que tal só acorre no inverno, 53.7% sentem no Inverno e no Verão. Apenas 11% afirmam viver numa casa confortável, “menos 1% do que no último inquérito do PCS realizado em 2021 e mais 10% do que no inquérito de 2017”.

Dos inquiridos que responderam sentir frio em casa, “64% recorrem a equipamentos e a mais roupa para superar as necessidades de conforto térmico”. O Portal da Construção Saudável alerta que “o desconhecimento dos portugueses relativamente aos materiais fundamentais na construção de um edifício é geral”, reflectindo-se no conforto térmico.

8% dos participantes candidataram-se ao Fundo Ambiental, “a maioria apostou na compra de novas caixilharias”, também no “investimento em painéis solares fotovoltaicos, ar condicionado, bombas de calor, recuperador de calor a pellets e painéis solares térmicos”. A maioria dos que receberam financiamento “diz que o conforto térmico melhorou”.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial