Plataforma de Comunicação Digital

AmbienteCidade do Porto

Árvores vandalizadas na Foz com “intenção de matar”

Pelo menos 19 árvores e arbustos classificados da Avenida Montevideu, na zona da Foz, Porto, foram encontrados nesta sexta-feira com “furos de grande dimensão”.

A autoria e o momento exato do ocorrido ainda são desconhecidos, porém, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, considera que se trata de um ato criminoso direcionado ao município.

Filipe Araújo, também vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, afirmou ao JN que foram detectadas ações inaceitáveis de alguém que deliberadamente tentou matar as árvores e arbustos da Avenida Montevideu. Os perpetradores realizaram furos nas árvores e aplicaram uma substância, possivelmente um pesticida ou algo prejudicial às plantas, com o objetivo de matá-las. A situação foi comunicada à polícia para que seja realizada uma investigação adequada.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, também demonstrou grande preocupação com o incidente, publicando uma mensagem no Facebook e apelando a todos os cidadãos do Porto que possuam informações relevantes para que as reportem às autoridades competentes.

As árvores afetadas pertencem à espécie “metrosideros” e estão localizadas na frente marítima do Porto, uma área conhecida por sua vegetação distintiva. O autarca ressaltou que esse ato foi cometido por alguém com conhecimento sobre o assunto, devido à precisão dos furos realizados.

A extensão dos danos ainda está sendo avaliada, e não se sabe quantas árvores poderão ser salvas. No entanto, Filipe Araújo assegurou que as árvores que não sobreviverem serão substituídas. Atualmente, está em andamento um levantamento detalhado para determinar o número exato de árvores afetadas.

A reposição das árvores danificadas será uma prioridade para a Câmara do Porto, visando a preservação e manutenção do ambiente urbano.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial