Plataforma de Comunicação Digital

EconomiaEmpregoPaís

Mercadona criou mais de 55 mil empregos com entrada em Portugal

Quatro anos após a abertura da sua primeira loja em Canidelo, Vila Nova de Gaia, a Mercadona estima ter criado mais de 55 mil empregos, tanto diretos como indiretos, e ter gerado receitas fiscais superiores a 726 milhões de euros em Portugal. Ao longo de toda a cadeia de produção, a empresa registou vendas de 4.422 milhões de euros. Apenas no ano passado, a retalhista espanhola estima ter criado quase 19 mil empregos, gerando 263,2 milhões de euros em receitas públicas e alcançando vendas de 1.477 milhões de euros no mercado nacional.

À medida que se prepara para abrir sua 42ª loja em Portugal, a Mercadona revelou o impacto da sua entrada no país, que foi o primeiro mercado onde se internacionalizou. Segundo a cadeia espanhola, nos últimos quatro anos foram gerados rendimentos no valor de 1.296,8 milhões de euros, período em que foram pagos 726,5 milhões de euros em impostos para a economia portuguesa e criados 55.655 empregos diretos, indiretos e induzidos. Estas informações foram divulgadas através de um estudo realizado pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da Universidade do Minho e pelo Ivie (Instituto Valenciano de Investigaciones Económicas), na segunda-feira.

“Somente em 2022, a atividade da Mercadona gerou 480,9 milhões de euros em receitas, 18.600 empregos e 263,2 milhões de euros em receitas públicas. Estima-se que o volume de vendas gerado pela Mercadona no tecido produtivo português em 2022 tenha atingido 1.477 milhões de euros”, informou a empresa em um comunicado.

Com uma rede de 41 supermercados, que se expandirá para 49 até o final do ano, em dez distritos de Portugal, juntamente com um centro logístico em operação na Póvoa do Varzim e outro em construção em Almeirim para atender à expansão no Centro e Sul do país, a Mercadona emprega atualmente mais de 3.500 pessoas em Portugal, tendo um impacto significativo em sua atividade. Apenas no ano passado, a cadeia de retalho comprou aproximadamente 789 milhões de euros de cerca de mil fornecedores portugueses, mas seu impacto estende-se além disso.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade do Minho, para cada euro de receita gerada em suas lojas, a Mercadona contribui com nove euros para a economia portuguesa, por meio de salários, rendas e lucros. Esse efeito multiplicador também é sentido no nível do emprego, onde cada posto de trabalho criado na empresa resulta em 5,3 empregos adicionais no país. Além disso, do ponto de vista fiscal, cada euro efetivamente suportado pela empresa se traduz em 14,5 euros de receita fiscal para as diferentes esferas das administrações públicas.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial