Plataforma de Comunicação Digital

Meteorologia

Diversos sismos no País ontem e na madrugada de hoje

Um sismo com magnitude 3,0 na escala de Richter foi registado, esta segunda-feira de madrugada, perto de Peniche, no distrito de Leiria, e outro de 2,2 em Portimão.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o abalo ocorreu às 1.44 horas e o epicentro localizou-se “cerca de 25 quilómetros a oeste de Peniche”.

O IPMA explica ainda que “não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido” pela população.

Pelas 6.30 horas foi registado outro abalo na zona de Portimão, com magnitude de 2,2.

Horas antes, o IPMA anunciou que dois abalos, um primeiro com magnitude 2,4 na escala de Richter e um segundo com magnitude 2,9, foram registados às 22.16 horas e 22.24 horas, respetivamente, de domingo, perto de Montemor-o-Novo, distrito de Évora.

Os sismos não causaram danos pessoais ou materiais e foram sentidos com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Montemor-o-Novo, referiu o instituto.

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Com uma intensidade IV, considerada moderada, o abalo é “sentido dentro de casa” e “os objetos pendentes baloiçam”, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, descreve o IPMA na sua página da internet.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Na madrugada desta segunda-feira, um tremor de terra com uma magnitude de 3,0 na escala de Richter foi detectado nas proximidades de Peniche, no distrito de Leiria, enquanto um segundo abalo de magnitude 2,2 ocorreu em Portimão. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o primeiro sismo aconteceu por volta das 1h44 min e teve o epicentro “cerca de 25 quilómetros a oeste de Peniche”. No entanto, não existem relatos de que a população tenha sentido o abalo.

Horas depois, por volta das 6h30min, foi registado outro abalo sísmico na zona de Portimão, desta vez com uma magnitude de 2,2.

O IPMA divulgou anteriormente informações sobre dois outros tremores que ocorreram no Domingo, próximos a Montemor-o-Novo, no distrito de Évora. O primeiro teve uma magnitude de 2,4 e ocorreu às 22 h e 16min, enquanto o segundo, com magnitude de 2,9, ocorreu às 22h e 24 min. Embora tenham atingido a região de Montemor-o-Novo com uma intensidade máxima de IV na escala de Mercalli modificada, os abalos não resultaram em danos pessoais ou materiais significativos.

A escala de Mercalli modificada, que avalia a intensidade dos sismos, descreve a intensidade IV como algo “sentido dentro de casa” e onde “os objetos pendentes baloiçam”, percepcionando-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, refere o IPMA no seu site oficial.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial