Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoEventosVideo

Cortejo de São Bartolomeu: cores e tradições de Portugal em trajes de papel na Foz do Douro

A Foz do Douro, na Cidade do Porto, prepara-se para uma celebração singular que cativará os corações de todos que a testemunharem no próximo dia 27 de agosto: o carismático Cortejo de São Bartolomeu.

Este evento, que coincide com a candidatura à UNESCO, promete transformar as ruas da Foz numa visão espetacular de cores e tradições.

O Presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Tiago Mayan, falou-nos da relevância deste evento para Foz do Douro e para a Cidade do Porto.

Com uma tradição que remonta a mais de 150 anos, o Cortejo de São Bartolomeu é um espetáculo genuíno e único, enchendo as ruas da Foz com uma junção de cores e uma atmosfera festiva contagiante. O que torna essa celebração ainda mais distinta é a participação de mais de 500 figurinos elaborados com trajes de papel. Estas vestimentas meticulosamente confeccionadas dão vida a diversas personagens, transportando todos os presentes para um mundo de imaginação e criatividade.

Através de um trajeto de cerca de três quilômetros, o cortejo atravessará as pitorescas ruas da Foz do Douro, revelando a dedicação e o esforço colocados na criação desses figurinos impressionantes. Cada personagem representará uma peça representativa da cultura da região, permitindo que os espectadores mergulhem na riqueza das tradições locais.

À medida que o cortejo chega ao seu clímax, ocorre um momento verdadeiramente emblemático. O apelidado “banho santo” na Praia do Ourigo é a culminação desta jornada de celebração. Este ritual, que encerra as festividades, oferece um toque de espiritualidade à festa, unindo tradições seculares e a beleza natural da praia.

(abaixo, imagens do “banho santo” | Cortejo de 2019

Em 2023, o Cortejo de São Bartolomeu ganha ainda mais destaque, uma vez que coincide com a candidatura a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Esse reconhecimento internacional seria um testemunho da relevância cultural e histórica do evento, preservando-o para as gerações futuras e partilhando-o com o mundo.

Portanto, no dia 27 de agosto, das 09h00 às 13h00, prepare-se para ser envolvido numa sinfonia de cores, tradições e criatividade ao longo da marginal da cidade do Porto. O maior desfile de trajes de papel crepe do país está pronto para deslumbrar os sentidos e alimentar a alma de todos aqueles que testemunham a magnificência deste Cortejo. Esteja presente e seja parte de uma celebração que transcende o tempo e deixa uma marca inapagável no coração de todos.

Abaixo, o cartaz dos eventos agendados para as Festas de São Bartolomeu e que ocorrerão entre 27 de agosto e 10 de setembro.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial