Plataforma de Comunicação Digital

AnimaisCidade do Porto

Pony Club do Porto

O Pony Club do Porto surge como um projeto de cariz solidário que visa promover a saúde e o desenvolvimento das capacidades do indivíduo através do desporto, práticas terapêuticas e lazer. A sua história começou quando um grupo de empresas decidiu aliar-se de modo a potencializar a inclusão social e o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais.

No “Pony Club do Porto – Friends Forever – Associação Solidária”, os cavalos são a essência de relações com importantes resultados terapêuticos para o ser humano. O grande objetivo da instituição corresponde à afirmação na assistência e na integração social, contribuindo para a reabilitação física e mental dos praticantes.

A solidariedade, o dinamismo, a criatividade, o respeito, a inclusão e a amizade correspondem a algumas palavras-chave da associação, que trabalha com uma equipa multidisciplinar e tecnicamente habilitada. A equipa inclui: psicólogo, monitor de equitação, fisioterapeuta, assistente em educação especial, tratador de cavalos e profissionais da área do desporto. Ao instrutor de equitação compete escolher o cavalo adequado e que vá ao encontro da concretização dos objetivos traçados para o praticante e supervisão das atividades. 

A iniciativa de solidariedade está aberta a crianças, jovens e cidadãos desfavorecidos económica e socialmente, que sejam portadores de qualquer tipo de incapacidade ou limitação física, intelectual, comportamental e social, sem discriminação de raça, género ou idade. Este projeto é uma excelente forma de intervir e proteger pessoas com necessidades especiais, contrariando o egoísmo social a que muitas vezes estão sujeitas. 

A entidade disponibiliza ainda serviços de ocupação dos tempos livres para todas as faixas etárias, sala de estudo, atividades na comunidade (dentro e fora de portas), festas de aniversário e Pony Games (pequenas competições em póneis com jogos didáticos). Construir uma família de amigos para sempre é o lema do clube.

Os benefícios que a equitação terapêutica apresenta são inúmeros, especialmente para pessoas com atrasos gerais no desenvolvimento neuropsicomotor; autismo; desordens emocionais; dificuldades de atenção, fala, aprendizagem e comunicação; distrofia muscular; distúrbios visuais e/ou auditivos; epilepsia; esclerose múltipla, espinha bífida, hiperatividade, paralisias, perda de mobilidade, problemas de adaptação social e trissomia 21. Os benefícios da prática apresentam melhorias sob ponto de vista do equilíbrio, postura, controlo motor e mobilidade. Além de melhorar a concentração e processamento dos pensamentos, também contribui para  uma melhor circulação sanguínea e para um bom funcionamento do sistema respiratório.

O website da instituição disponibiliza mais informações sobre a organização, bem como os contactos para poder agendar uma aula e ficar a conhecer de perto este projeto tão especial.

Fonte: http://www.ponyclubdoporto.org/sobre.html

LinkedIn da autora do texto: Sara Filipa Araújo https://www.linkedin.com/in/sarafilipaaraujo/

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial