Estão de volta as tradicionais feiras e mercadinhos que se realizam um pouco por toda a cidade. O regresso destas feiras e mercados à normalidade é acompanhada por uma conjunto de acções preventivas publicadas pela Câmara Municipal do Porto.
Já são bastante conhecidas por todos os Portuenses, e não escapam ao olhar dos turistas, estes mercadinhos e feiras que já se tornaram hábitos de todos.
Com o gradual levantamento das medidas de confinamento da pandemia, bem como a reabertura de vários locais de consumo, acompanhado de não existirem casos de infectados na cidade Porto há 12 dias, a Câmara Municipal do Porto decidiu a reabertura destas tradicionais feiras e mercados de carácter não alimentar.
A reabertura acontece já a partir de hoje e os que são promovidos pela Câmara do Porto vão ser nos seguintes locais:
- Feira de Artesanato da Batalha – na sua localização original (Rua de
- Santo Ildefonso/início da Praça da Batalha);
- Mercado da Ribeira (Cais da Ribeira);
- Mercado de Artesanato do Porto (Praça de Parada Leitão);
- Mercadinho da Ribeira (Cais da Ribeira);
- Feira de Numismática, Filatelia e Coleccionismo (Praça D. João I);
- Feira dos Passarinhos (Alameda das Fontainhas);
- Feira de Antiguidades e Coleccionismo (Praça do Dr. Francisco de Sá Carneiro, vulgo Praça Velasquez), promovidos pela Câmara do Porto.
Já os mercados que são organizados por privados também voltam:
Sensations Market;
Mercado da Alegria;
Mercado da Terra;
Urban Market;
Mercadinho dos Clérigos;
Família Sai à Rua;
Portobelo;
Pink Market.
Em Setembro voltam as feiras da Pasteleira , Vandoma e Cerco, bem como, o Market Place e o Flea Market, que por terem uma grande mobilização de público, e consequentemente um possível contágio, o município decidiu atrasar a abertura destes.
Estas medidas publicadas pela Câmara do Porto foram, criadas em parceria com os feirantes e a sua elaboração agrega todas as medidas de higienização, organização e logística, regras de distanciamento social e assinala a obrigatoriedade do uso de equipamento de proteção individual, quer da parte dos ocupantes/vendedores quer da parte dos visitantes.
A câmara municipal do porto também vai proceder a fiscalização de todas as ferias e mercados para assim poder manter e garantir o cumprimentos das regas impostas e minimizar os efeitos de contagios do Novo Coronavirús.
Fonte/ Imagem: cm-porto.pt