Plataforma de Comunicação Digital

Sem categoria

Mulher violada por soldados russos diz não querer viver mais

Mulher foi violada durante horas por dois soldados das tropas russas por ser casada com um militar ucraniano, segundo o seu relato à AFP.

A vítima enviou os filhos para longe da sua casa na região de Kherson, no sul da Ucrânia, a 24 de fevereiro, correspondente ao primeiro dia da invasão. Já o seu marido, que luta há dois anos no leste da Ucrânia, foi enviado para a frente de batalha e esta ficou sozinha para organizar o transporte dos bens da família.

A tragédia aconteceu a 3 de abril. “Às 15:00 horas, fui a um mercado. Enquanto estava na fila, militares russos entraram e começaram a discutir com os clientes. Eu não entendia do que estavam a falar, mas percebi que um dos moradores estava a apontar o dedo para mim e dizia ‘ela é uma banderovka'”, relembra a vítima.

“Vi que me observavam quando saí rapidamente da loja. Assim que cheguei a casa, os dois soldados russos entraram pela porta, atrás de mim. Não tive tempo de pegar no telefone para pedir ajuda ou fazer qualquer coisa. Sem proferirem uma palavra, empurraram-me para a cama, apontaram-me uma metralhadora e tiraram a minha roupa”, diz a vítima, em lágrimas.

“Eles quase não falavam, exceto algumas vezes para me chamar ‘banderovka’ ou dizer um ao outro ‘é a sua vez’. Depois, foram embora”. A mulher vítima de abusos confessa ainda não ter consultado um médico nem um psicólogo e nem sequer ter falado com o marido.

“Eu sou parteira, eu mesma fiz os primeiros socorros. Vou encontrar tudo o que preciso quando chegar ao meu destino. Eu só quero encontrar os meus filhos”, acrescentou, em prantos. “Estou com nojo. Não tenho mais vontade de viver”, confessou, quando questionada sobre o seu estado físico e psicológico.

A diretora da unidade ucraniana da ONG La Strada, que defende os direitos das mulheres, disse à AFP que tinham recebido telefonemas sobre sete casos de violação de mulheres e crianças ucranianas por parte de militares russos, mas acredita que os números vão aumentar assim que passar o choque das vítimas. “Podem ser centenas, até milhares, de mulheres e meninas violadas”, afirmou Aliona Kryvouliak.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial