Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoCOVID-19Economia

Câmara do Porto exigiu que grupos de ajuda alimentar saíssem das ruas da Invicta

O município notificou voluntários e associações para deixarem de distribuir comida na Baixa e, como recomendação, propôs que integrassem os três restaurantes solidários municipais ou se deslocassem para zonas sem respostas deste tipo. Contudo, não há consenso entre ambas partes.

No dia 11 de março, quinta-feira, o grupo de voluntários Amor Perfeito realizou a última distribuição semanal de comida, cobertores, produtos de higiene e outros bens essenciais a mais de cem pessoas carenciadas ou em situação de sem-abrigo do Porto no parque de estacionamento da Trindade. Apesar da equipa estar ali há seis anos por decisão camarária, em novembro de 2020 foi abordada para procurar outras opções. Isto, porque “como foram criados três restaurantes solidários [municipais] e vai haver um quarto, a câmara do Porto acha que não será necessário ter esta ajuda de rua”, conta Ana Paula Paiva, uma de 27 voluntários.

A mesma confessa que “a resposta que o grupo dá não tem nada a ver com a resposta que a câmara está a dar” e, portanto, não se conseguiu enquadrar nas soluções apresentadas, nas quais  os voluntários passariam a colaborar com os restaurantes solidários ou deslocar-se-iam para outras zonas da cidade onde ainda não há respostas sociais deste tipo.

Assim que foi feito o primeiro contacto, o grupo Amor Perfeito pediu para ficar no espaço até dezembro uma vez que se aproximava a época natalícia e, por isso,  “achámos que não seria a melhor altura para tomar uma decisão dessas”. A segunda comunicação deu-se a 4 de março, pela autarquia, no sentido de deixarem o local, ainda que os pedidos de ajuda viessem “progressivamente a aumentar nos últimos tempos” e, assim sendo, tiveram de o fazer na última semana.

FONTE: Público

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial