Plataforma de Comunicação Digital

EconomiaPaís

Lei que protege os inquilinos de despejos durante a pandemia não é imediata

Os inquilinos, durante a pandemia da Covid-19, só são salvaguardados quando são despejados e depois disso conseguem demonstrar que estão numa situação desfavorável. Essa prova só pode ser feita em tribunal.

lei que determinou a proteção dos inquilinos durante a pandemia de covid-19 e, que bloqueia as repercussões das ações de despejo e de cessação de contratos de arrendamento, não se aplica de forma automática. O tribunal da Relação do Porto, em Dezembro, e o Tribunal da Relação de Lisboa, em Fevereiro, comprovaram-no, em dois acórdãos que só associam as partes envolvidas, mas que demonstram que as ações de despejo não ficaram automaticamente suspensas com a publicação da Lei 1-A/2020 e os seus adiamentos e alterações.

Na última prorrogação, decidida em Dezembro, a lei sofreu algumas modificações de redação, e determinou que ficam interrompidas “as ações de despejo, os procedimentos especiais de despejo e os processos para entrega de coisa imóvel arrendada, quando o arrendatário, por força da decisão judicial final a proferir, possa ser colocado em situação de fragilidade por falta de habitação própria ou por outra razão social imperiosa”.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial