Plataforma de Comunicação Digital

País

Se não entregar os Censos 2021 hoje pode levar uma multa

O inquérito dos Censos 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), tem um carácter de resposta obrigatória onde todos aqueles que deixaram passar o prazo arriscam-se a serem multados por uma contraordenação grave.

O prazo preferencial para responder ao inquérito dos Censos 2021 acaba esta segunda-feira, dia 3 de maio.

O INE começou a recolher os dados para o estudo sobre as características demográficas, socioeconómicas e habitacionais da população portuguesa, onde quem não responder a estes inquéritos online sem justificação poderá arriscar-se a receber uma multa por contraordenação grave desde os 250 euros.

A multa está escrito no artigo 27º da Lei nº 22/2008, onde está estabelecido que a “falta de resposta aos inquéritos no prazo fixado pela autoridade estatística” é um considerado uma “contraordenação grave, sempre que haja obrigatoriedade de fornecer informações”.

Os cidadãos portugueses, para além de terem a hipótese de responderem online, podem ainda deslocar-se ao e-balcão nas juntas de freguesia ou fazer o preenchimento do questionário em papel que os recenseadores distribuíram em algumas casas, segunda as regras de um protocolo de Saúde Pública com vista à prevenção do COVID-19.

Pode ainda entrar em contacto com a linha de apoio – 210 54 20 21 –  que se destina a “grupos da população com maior dificuldade na resposta pela internet ou impedidos de contacto presencial”.

Aqueles que não conseguiram aceder aos inquéritos pela internet ou outros meios serão contactados ou receberão uma visita de recenseadores que andarão no terreno a tentar recolher as ditas respostas a partir do dia 31 de maio, com um novo reforço de 11 mil recenseadores.

No total, existem 15 mil pessoas envolvidas na procura e tratamento dos dados dos Censos 2021.

No site dos Censos 2021, segundo os dados já revelados por estes, até ao momento foram recolhidas mais de três milhões de respostas, o que no total representa 8 754 988 pessoas.

FONTE: MAGG

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial