Bandeiras Azul e Ouro hasteadas na Praia do Molhe no Porto

O vice-presidente da Câmara do Porto e o presidente do conselho de administração da Águas do Porto foram até à Praia do Molhe para assistir à cerimónia do hastear das bandeiras Azul e Ouro.

A distinção “Praia com Qualidade de Ouro” é atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e para ser recebida é necessário que a zona balnear tenha uma qualidade de água “excelente” nas últimas quatro épocas balneares e todas as análises do último ano devem passar nos critérios mais apertados da diretiva europeia sobre as águas balneares. 

No Porto e durante este ano, a bandeira de Ouro pode ser vista em Gondarém e no Homem do Leme. Relembra-se que, já em 2020, a cidade foi distinguida, pela quarta vez, como “Município Mais Azul” pela Associação Bandeira Azul da Europa e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O Programa Bandeira Azul de 2021 distinguiu as quatro zonas balneares da cidade: Foz, Gondarém, Homem do Leme e Castelo do Queijo. O Porto tem agora todas as praias com Bandeira Azul, algo expectável tendo em conta o ótimo desempenho das praias do Porto nos últimos anos, não só ao nível da qualidade ambiental da água e das areias, como também no tocante à gestão dos equipamentos, à segurança e à educação ambiental.

É a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que atesta a qualidade destas águas e areais, assim como dos equipamentos e serviços de apoio. As praias da Luz, Ingleses, Ourigo, Carneiro e Pastoras; Gondarém e Molhe; Homem do Leme e Castelo do Queijo foram novamente galardoadas com a Bandeira Azul, atestando o cumprimento de todos os requisitos exigidos.

Notícias relacionadas