Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoCultura

Programa Criatório oferece 25 bolsas de 15 mil euros a projetos de criação artística

O programa Criatório 2022 apoia 15 projetos de criação artística e 10 espaços de programação, através da atribuição de bolsas no valor de 15 mil euros. O período de candidaturas deste projeto decorre entre 16 de fevereiro de 2022 e 11 de março de 2022 até às 18 horas.

O Criatório é um concurso anual de apoio à criação e programação artísticas no Porto que se concentra nas áreas de Artes visuais e curadoria, composição, artes performativas, performance musical, programação, e literatura e pensamento crítico.

Este programa de financiamento tem como principal objetivo contribuir para a atividade de artistas e agentes culturais que podem ser provenientes de diferentes áreas artísticas, e que na cidade do Porto podem encontrar um espaço que beneficie o desenvolvimento da sua prática profissional.

Os Projetos de Criação Artística tem como foco pessoas singulares ou coletivas que tenham, comprovadamente, residência ou sede no Porto, ou que desenvolvam a sua atividade profissional na cidade, há pelo menos, um ano, e que não tenham beneficiado do apoio Criatório em 2021 na mesma área, como se pode ler no site oficial do projeto. https://plaka.porto.pt/pt/criatorio/

Os projetos apresentados para o programa Criatório deverão ser desenvolvidos no Porto, a partir de setembro deste ano e durante um período mínimo de seis meses e até 31 de outubro de 2023. Devem também enquadrar-se numa das áreas do concurso, não podendo beneficiar de outro apoio financeiro do Município do Porto.

Os espaços de programação estão destinados a pessoas coletivas sem fins lucrativos, que tenham sede no Porto, e que tenham desenvolvido uma programação enquadrada nas áreas previstas no concurso, de forma contínua, pública e variada nos últimos 12 meses.

Os espaços de programação que tenham beneficiado do apoio do programa Criatório em edições de anos anteriores estão novamente elegíveis para o concurso ,desde que os candidatos não beneficiem de outro apoio financeiro do Município do Porto para a mesma finalidade.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial