Plataforma de Comunicação Digital

País

Temperaturas em Portugal aumentam desde 1970

As temperaturas têm vindo a aumentar em Portugal desde o ano de 1970, e os aumentos atingiram 2,3 graus Celsius (ºC) nos últimos cinco anos.

A análise mostra que o valor de referência obtido entre o período 1971-2000, levou a um aumento da temperatura em todas as estações de medição, com exceção de Viana do Castelo, com desvios frequentes de mais 1ºC a mais 2, 3ºC.

Segundo dados da Pordata, a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, criou um retrato da evolução do país no que diz respeito a algumas questões ambientais.

Os números registados mostram que as cidades de Bragança, Castelo Branco, Lisboa e Beja registaram no ano passado as temperaturas médias mais elevadas dos últimos 50 anos.

Comparando estes dados à temperatura média da década de 70 com a década de 2010-2019, a diferença de temperatura no Porto, Beja, Faro e Funchal foi de pelo menos 1,5ºC.

No que diz respeito à precipitação, os números não revelam grandes diferenças, apresentando períodos de pouca chuva a ocorrerem de forma regular entre 1960 e 2022.

Imagem: Hexag Medicina

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial