Vencedor do World Press Photo de 2013, na categoria Daily Life, Daniel Rodrigues, tem acompanhado de perto o conflito na Ucrânia, registando através da sua lente as consequências humanas da guerra e os cenários de destruição no território ucraniano.
Será apresentada, no próximo dia 7 de junho, pelas 17 horas, no Palácio da Bolsa, a reportagem documental do fotojornalista, numa iniciativa especial promovida pela Associação Comercial do Porto (ACP) com o título “Ucrânia – A guerra pelas imagens nos media”. A esta apresentação segue-se um painel de debate com a presença de três observadores privilegiados do conflito ucraniano: a Cônsul da Ucrânia no Porto, Alina Ponomarenko [sob confirmação], o correspondente da RTP em Moscovo, Evgueni Mouravitch, e o antigo Embaixador português na ONU, Francisco Seixas da Costa. A cargo de Fernando Rodrigues Pereira, consultor de comunicação da Fundação de Serralves, estará a moderação.
Daniel Rodrigues refere que “queria ver e poder mostrar ao mundo o que se passa lá pelo meu olhar”, em comunicado divulgado pela Associação Comercial, e acrescenta: “o que acabei por encontrar foi muito mais arrepiante do que esperava. Ainda hoje, depois de duas viagens à Ucrânia, não consigo entender o porquê de uma guerra assim em pleno século XXI”.
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia, através da página oficial da Associação Comercial do Porto.