Astronauta francês fotografa Porto do espaço e relembra “cidade que dá nome a Portugal”

A bordo da Estação Espacial Internacional, o astronauta francês Thomas Pesquet partilhou uma foto do Porto visto do espaço, acompanhada por um convite para visitar a cidade.

O astronauta e comandante da Missão Alpha captou numa fotografia a cidade do Porto vista do espaço. Na imagem, Pesquet distingue o “Porto, cidade do porto ao longo do Atlântico e do Rio Douro”, relembrando que é daqui que o país recebe o seu nome, tal como o vinho.

Apesar da distância, o astronauta garante que o Porto é “uma cidade fácil de fotografar e reconhecer graças à sua silhueta costeira”, afirmando que “vale a pena visitar, no mínimo”.

Pesquet aproveitou, ainda, para desejar “boa sorte aos nossos amigos portugueses que vão tentar manter o título de Campeões Europeus”, brincando, com fairplay, em relação ao adiamento do Euro 2020: “Vocês já tiveram mais um ano do que o normal, certo?”.

A publicação foi partilhada por mais de 1.4 mil pessoas na plataforma do Facebook, mas esta não é a primeira vez que o comandante se rende à cidade do Porto vista do espaço, uma vez que, em 2017, já tinha fotografado a mesma a mais de 400 quilómetros de altitude.

A missão, com a duração de seis meses, prevê a realização de 232 experiências científicas e tecnológicas, entre as quais a utilização de embalagens comestíveis, o que vai permitir a redução de lixo na Estação, ou a instalação de novos painéis solares.

Além de Thomas Pesquet, outros três astronautas – dois norte-americanos e um japonês – viajaram a bordo do foguetão Crew Dragon, da SpaceX, em abril, em direção à Estação Espacial Internacional, com o objetivo de avançar com a conquista espacial, ajudando a desenvolver a tecnologia para que o Homem volte à Lua e chegue a Marte. 

Notícias relacionadas